segunda-feira, 26 de março de 2012

# 9 - Articulações

E aí, pessoal, como comentado no post anterior, neste serão abordadas as articulações usadas nas partituras, que nada mais são do que sinais que indicam como "atacar" (tocar) as notas.

Legato (Ligado) e Non Legato (Não - Ligado)

O Legato é indicado por uma linha curva sobre o grupo de notas que se deseja "ligar" ou com a palavra Legato em cima da primeira nota do trecho que está "ligado". Em sua execução nos instrumentos de teclas a tecla seguinte é pressionada antes de soltar a anterior, como se o instrumento não respirasse de uma nota para outra, dando uma sensação de elas estarem ligadas.



Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

O Non Legato é usado para finalizar o Legato quando este está na forma escrita (Legato). Sendo assim escreve-se Non Legato na nota posterior à nota final do trecho que estava "ligado". Em sua execução nos instrumentos de teclas a tecla seguinte é pressionada somente depois de soltar a anterior, como se o instrumento tomasse um pequeno fôlego de uma nota para outra, dando uma sensação de elas estarem separadas, ou seja, não mais ligadas. O mesmo exemplo acima escrito com Legato e Non Legato ficaria assim:



Staccato (Destacado)

O Staccato, também chamado de ponto de diminuição, tem por finalidade destacar as notas em sua execução, podendo ser subdividido em 3 tipos:

Staccato Simples

Tira-se metade (50%) do valor da figura da nota em questão e transforma-o em pausa. Por exemplo, ao se ter uma mínima com staccato seria o mesmo que se ter uma nota de semínima e uma pausa de semínima após a nota. É representado acrescentando-se um ponto acima da nota (quando a cabeça está para cima) ou abaixo da nota (quando a cabeça está para baixo).




Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Staccato Brando ou Portato (Levado)

Tira-se um quarto (25%) do valor da figura da nota em questão e transforma-o em pausa. Por exemplo, ao se ter uma semínima com portato seria o mesmo que se ter uma nota com a duração de 3 semicolcheias (1/4 semínima = 1 semicolcheia) mais 1 pausa de semicolcheia. É representado acrescentando-se um ponto acima da nota (quando a cabeça está para cima) ou abaixo da nota (quando a cabeça está para baixo) e uma linha curva sob ou sobre o grupo de notas que terão seu valor modificado (como se fosse um legato + Staccato).




Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Martellato (Martelado)

Tira-se três quartos (75%) do valor da figura da nota em questão e transforma-o em pausa, tocando-se apenas um quarto, produzindo uma martelada, um efeito seco. Por exemplo, ao se ter uma mínima com martellato seria o mesmo que se ter uma nota com a duração de 1 semicolcheia mais 3 pausas de semicolcheia. É representado acrescentando-se uma espécie de seta apontando para a cabeça da nota que terá seu valor modificado.


Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Tenuto (Mantido) ou Tratina

O Tenuto serve para indicar que uma determinada nota é obrigada a ter sua duração completa. Muitas vezes por um descuido ou por interpretação diferenciada do artista há notas que não são tocadas em sua total duração e, para indicar que uma determinada nota deve ser tocada com sua total duração durante a apresentação, é inserido o Tenuto com uma indicação de um traço sob ou sobre a nota que se deseja indicar (esse traço é chamado de Tratina, daí o outro nome do tenuto) ou escrito Ten. sob ou sobre a nota. Quando se deseja indicar um grupo de notas pode-se escrever Tenuto sob ou sobre a primeira nota do grupo e no final do grupo colocar uma indicação qualquer de que ali termina o trecho com tenuto.


Bom, pessoal, mais um tópico encerrado. Espero que estejam gostando. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito útil o conteúdo sobre articulações José Alberto. Porém uma observação. No tópico onde se fala sobre staccato brando, ao citar o exemplo sobre a figura mínima ser representada por 3 semicolcheias, a figura em questão deve ser a semínima, essa sim terá a proporção referente ao exemplo. Sugiro a correção, para perfeita compreensão do leitor do blog.

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  2. Bom dia, Alessandro, fico agradecido pelo comentário e pela observação. Realmente, cometi um erro de digitação ao escrever semicolcheias. Deveria ser colcheias. Como o exemplo da figura utilizado apresenta semínimas no primeiro compasso, sua sugestão foi aceita. Obrigado! Abraços!

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