domingo, 18 de março de 2012

# 8 - Dinâmica Musical

Olá, pessoal, neste post será abordada a dinâmica da música. Assim como na física, em música também é relacionada a dinâmica com a força. Nos instrumentos de teclas a força envolvida está na pressão que o dedo exerce em cada tecla. Pode ser sentida nos pianos, em teclados que sejam "sensíves ao toque" (transmitem a força utilizada, não sendo apenas em uma única intensidade), etc. A dinâmica na música, junto com o andamento da mesma, são uns dos fatores que permitem o sentimento, se a música é alegre, tensa, de suspense, entre outros. A dinâmica será abordada inicialmente pelos sinais dinâmicos.

Sinais Dinâmicos (Sinais de Intensidade)

São indicações da intensidade das notas a serem tocadas (para a nota ter uma execução mais forte ou mais fraca), mexendo na dinâmica da música, indo desde molto pianissimo (som quase inaudível) - as nomenclaturas utilizadas na partitura são em italiano - até molto fortissimo (som muito tenso).

Molto Pianissimo (Muito Suavíssimo)

É um som bem baixo, quase que imperceptível, e é indicado colocando-se um ppp sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.



Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Pianissimo (Suavíssimo)

É um som um pouco mais intenso que o anterior, mas mesmo assim é bem calmo. É indicado colocando-se um pp sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.



Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Piano (Suave)

É um som suave, porém mais intenso que o pianissimo. É indicado colocando-se um p sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.



Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Mezzo Piano (Meio Suave)

É mais intenso que o piano e é indicado colocando-se um mp sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.


Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Mezzo Forte (Meio Forte)

É mais intenso que o mezzo-piano e é indicado colocando-se um mf sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.



Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Forte (Forte)

É um som mais "pesado" e é indicado colocando-se um f sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.


Exemplo acima a 100 bpm de seminima:


Fortissimo (Fortíssimo)

É mais intenso que o forte e é indicado colocando-se um ff sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.



Exemplo acima a 100 bpm de seminima:

Molto Fortissimo (Muito Fortíssimo)

É um som bem intenso e é indicado colocando-se um fff sobre a primeira nota que se deseja executar nessa intensidade.



Exemplo acima a 100 bpm de seminima:


Obs.: Até que haja algum outro sinal de dinâmica a música permanecerá com aquela dinâmica. Se não houver nenhuma indicação de dinâmica, uma dica é prezar pelo bom senso e pelo sentimento da música:

Exemplo acima a 100 bpm de seminima:


Sinais de Acentuação

Indicam uma variação de intensidade de apenas uma única nota.

Acento Horizontal


Quando um sinal de maior que ( > ) for colocado sob ou sobre uma nota significa que aquela nota (somente) terá um aumento súbito de intensidade, mas um aumento não muito grande.

Acento Vertical


Quando um circunflexo ( ^ ) for colocado sobre uma nota (ou um v sob a nota) significa que aquela nota (somente) terá um aumento súbito de intensidade, mas um aumento considerável, maior que o do acento horizontal.

Exemplo:



Exemplo acima a 70 bpm de seminima:

Os sinais de acentuação, combinados com intensidades diferentes, geram algumas designações especiais, como por exemplo:

Sforzando (Esforçando)


Pode-se ter um sforzando combinando-se o acento horizontal com a intensidade forte (resultando em um forte dinâmico, representado pela escrita sf sob ou sobre a nota), com a intensidade fortissimo (resultando em um fortissimo dinâmico, representado pela escrita sff sob ou sobre a nota) e com a intensidade molto fortissimo (resultando em um molto fortissimo dinâmico, representado pela escrita sfff sob ou sobre a nota). 

Sforzato (Tenso)


Pode-se ter um sforzato combinando-se o acento vertical com a intensidade forte (resultando em um forte dinâmico com intensidade maior que o do sforzando, representado pela escrita sfz sob ou sobre a nota), com a intensidade fortissimo (resultando em um fortissimo dinâmico com intensidade maior que o do sforzando, representado pela escrita sffz sob ou sobre a nota) e com a intensidade molto fortissimo (resultando em um molto fortissimo dinâmico com intensidade maior que o do sforzando, representado pela escrita sfffz sob ou sobre a nota).

Variações Graduais de Intensidade

Indicam uma variação de intensidade (para cima ou para baixo) em um trecho da música. Os tipos de variações graduais são as seguintes:

Aumento Gradual de Intensidade


Pode ser indicado escrevendo-se Crescendo (ou Cresc. - ambos com um sinal indicativo quando acabar o aumento, que pode ser uma linha horizontal colocada do lado do nome escrito), Aumentando (ou Aum. - ambos com um sinal indicativo quando acabar o aumento), Rinforzando (ou Rinf. - ambos com um sinal indicativo quando acabar o aumento) e com um sinal de menor ( < ), sob ou sobre o grupo de notas que se deseja realizar esse aumento gradativo, permanecendo as notas após o aumento com a nova intensidade. Normalmente se indica a variação do crescendo, por exemplo, se o trecho está em p depois do sinal coloca-se um ff. Quando não houver indicação, uma dica é prezar pelo bom senso.

Diminuição Gradual de Intensidade


Pode ser indicado escrevendo-se Decrescendo (ou Decresc. - ambos com um sinal indicativo quando acabar o aumento), Diminuendo (ou Dim. - ambos com um sinal indicativo quando acabar o aumento)  e com um sinal de maior ( > ), sob ou sobre o grupo de notas que se deseja realizar essa diminuição gradativa, permanecendo as notas após a diminuição com a nova intensidade. Normalmente se indica a variação do diminuendo, por exemplo, se o trecho está em ff depois do sinal coloca-se um p. Quando não houver indicação,  uma dica é prezar pelo bom senso.

Exemplo:



Exemplo acima a 80 bpm de seminima:

Bom, mais um post encerrado. No próximo serão abordadas as articulações, que são indicações do modo de "atacar" as notas.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário