terça-feira, 6 de março de 2012

# 6 - Compassos

Fala, pessoal, agora que já foram apresentadas as figuras rítmicas e seus valores, a música será organizada na partitura com essas figuras, facilitando a sua execução e a marcação dos tempos.

Os compassos são as subdivisões da música que irão gerar essa organização, acabando por caracterizar estilos de músicas. Eles são separados por uma linha vertical simples (apenas 1 linha) que corta o pentagrama e são indicados no início de cada compasso através da Fórmula de Compasso.

Fórmulas de Compasso

As fórmulas de compassos são números em forma de fração que aparecem antes de qualquer indicação de nota no compasso.


Cada figura musical tem um valor qualitativo:

Semibreve = 1
Mínima = 2
Semínima = 4
Colcheia = 8
Semicolcheia = 16
Fusa = 32
Semifusa = 64
Quartifusa = 128

O exemplo acima, que é o famoso 4/4 (lê-se quatro por quatro), significa que no compasso teremos 4 tempos (quantidade) de semínima (qualidade), e após atingida essa quantidade, coloca-se a barra simples e inicia-se um novo compasso.

No caso do 2/2, significa que temos 2 tempos de mínima no compasso.

Obs. 1: Quando um compasso acaba, se o seguinte for da mesma fórmula que o anterior, não é necessária a indicação novamente da mesma fórmula. Somente há a necessidade quando há a mudança de fórmula, como está apresentado no exemplo abaixo, onde os dois primeiros compassos são 4/4 e o terceiro é um 8/4.




Obs. 2: No exemplo acima, no segundo compasso, pode ser observada uma mistura de figuras diferente do que foi apresentado até então. São os agrupamentos de notas, para a escrita não ficar poluída cheia de hastes. Para agrupar-se as notas, analisa-se quantos traços há na extremidade da haste e faz-se uma analogia com as figuras. Por exemplo, um traço significa que é uma colcheia, dois traços significam que é uma semicolcheia, etc. Esse agrupamento só existe das colcheias até as quartifusas.

Obs. 3: Os compassos 2/2, 3/4 e 4/4 em especial podem ser expressos também através de símbolos específicos ou apenas de seus valores quantitativos, a saber:


Os compassos são denominados da seguinte maneira:

Compasso Binário: Quando se há a marcação de dois tempos no compasso, sendo o primeiro marcado forte e o segundo fraco. É utilizado em composições de música erudita e de jazz, além de outros como frevo, marcha, samba, blues, ritmos latinos, etc.

Compasso Ternário: Quando se há a marcação de três tempos no compasso, sendo o primeiro marcado forte e os outros dois, fracos. É utilizado em composições de música erudita e de jazz, além de outros como valsa e músicas medievais.

Compasso Quaternário: Quando se há a marcação de quatro tempos no compasso, sendo o primeiro marcado forte, o segundo e o quarto, fracos e o terceiro, intermediário. É utilizado em músicas de rock, mas especialmente na maior parte das músicas populares.

Compasso Binário a 80 bpm:
Compasso Ternário a 80 bpm:
Compasso Quaternário a 80 bpm:

Atualmente, são encontrados também compassos quinários e setenários, a saber:

Compasso Quinário: Quando se há a marcação de cinco tempos no compasso, sendo a combinação de um binário (em primeiro) e um ternário (em segundo) ou de um ternário (em primeiro) e um binário (em segundo), entre outras combinações possíveis que não serão mérito dessa aula.

Compasso Setenário: Quando se há a marcação de sete tempos no compasso, sendo a combinação de um ternário (em primeiro) e um quaternário (em segundo) ou de um quaternário (em primeiro) e um ternário (em segundo), entre outras combinações possíveis que não serão mérito dessa aula.

Bom, galera, mais um assunto encerrado. Os compassos apresentados acima são chamados de compassos simples, porém ainda existem alguns tópicos referentes a compassos que são complexos e mais extensos, como compassos compostos, por exemplo. Mas essa parte não será tratada neste post.

Até o próximo post, galera!

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