quinta-feira, 1 de março de 2012

# 4 - "Acidentes" Musicais

E aí, pessoal, nesse post serão abordados os acidentes musicais e as respectivas notas que eles significam, mas antes de falar dos acidentes propriamente ditos, será apresentada uma simples introdução sobre intervalos.

Intervalo é a distância entre duas notas quaisquer. No teclado, o menor intervalo existente é de um semitom (distância entre duas teclas consecutivas, levando-se em consideração as teclas de cor preta). Por exemplo, entre um Do e um Re há dois semitons, assim como entre Re e Mi, Fa e Sol, Sol e La, e La e Si. Já entre Mi e Fa, e entre Si e o Do seguinte há apenas um semitom.

Definição: Dois Semitons = 1 Tom

Sendo assim, entre Do e Re, Re e Mi, Fa e Sol, Sol e La, e La e Si, tem-se 1 tom.

Acidentes Musicais

No post anterior foram identificadas as notas das teclas de cor branca (notas naturais) no pentagrama. Como será feito para representar as teclas de cor preta então? Simples, "acidentando" as notas naturais, ou seja, alterando sua altura por meio de sinais que indicam essa alteração. Os acidentes que irão ser aplicados ao teclado serão os seguintes:

Sustenido

É indicado por uma cerquilha (#) antes da nota. Seu efeito é de elevar a altura da nota em meio tom. Notas sustenidas levam o sustenido no nome. Por exemplo: Do# (Do sustenido), Re#, etc.

Obs.: Si# = Do
          Mi# = Fa



Uma questão muito comum nesse ponto é a seguinte: "Por que representar o sustenido na nota Si ao invés de representar a nota Do natural, por exemplo?" Bem, a resposta disso se encontra no estudo das escalas, que será abordado mais adiante, e é normal de se usar representações desse jeito.

Dobrado Sustenido

É indicado por duas cerquilhas (##) ou um "x" antes da nota. Seu efeito é de elevar a altura da nota em um tom. Notas com dobrado sustenido levam os sustenidos no nome ou podem ser escritas literalmente como a nota correspondente sem o dobrado sustenido. Por exemplo: Do## = Re.




Bemol

É indicado por uma espécie de b antes da nota. Seu efeito é de abaixar a altura da nota em meio tom.

Obs.: Dob =Si
          Fab =Mi


Dobrado Bemol

É indicado por dois b (bb) antes da nota. Seu efeito é de abaixar a altura da nota em um tom. Notas com dobrado bemol levam os bemóis no nome ou podem ser escritas literalmente como a nota correspondente sem o dobrado bemol. Por exemplo: Rebb = Do.


Bequadro

Sempre que for alterada a altura de uma nota, no resto do compasso (será explicado nos próximos posts) a nota fica "acidentada". Quando se inicia um novo compasso, todas as notas voltam a ser naturais, a menos que haja uma armadura de clave (será abordado mais a frente também). O bequadro tem a função de naturalizar novamente a nota dentro de um compasso, retirando qualquer acidente que esteja agindo sobre ela.


Obs.: Em instrumentos de corda, ou teclados que possuam "pitch-bend" (um dispositivo que permite fazer bends no teclado) existe uma representação de meio-bemol (abaixa a nota em 1/4 de tom) e uma de meio-sustenido (eleva a nota em 1/4 de tom). O bend é uma técnica realizada em instrumentos de corda (principalmente) que permite fazer alterações quaisquer na altura da nota, sendo denotadas como: 1/4 de tom (bend 1/4), 1/2 tom (half bend ou bend 1/2), 1 tom (bend full ou simplesmente bend), etc.


Notas Enarmônicas

São notas que possuem representações diferentes mas se referem à mesma nota, por exemplo:

Do# = Reb
Re# = Mib
Fa# = Solb
Sol# = Lab
La# = Sib

E por aí adiante.

Notas no Teclado (com os acidentes) e seus respectivos sons (no timbre de piano)



Do 1   Do 2   Do 3   Do 4   Do 5
  Do 6
Do# 1 Do# 2 Do# 3 Do# 4 Do# 5 Do# 6
Re 1   Re 2   Re 3   Re 4   Re 5   Re 6
Re# 1 Re# 2 Re# 3 Re# 4 Re# 5 Re# 6
Mi 1   Mi 2   Mi 3   Mi 4   Mi 5   Mi 6
Fa 1   Fa 2   Fa 3   Fa 4   Fa 5   Fa 6
Fa# 1 Fa# 2 Fa# 3 Fa# 4 Fa# 5 Fa# 6
Sol 1  Sol 2  Sol 3  Sol 4  Sol 5  Sol 6
Sol# 1 Sol# 2 Sol# 3 Sol# 4 Sol# 5 Sol# 6
La 1   La 2   La 3   La 4   La 5   La 6
La# 1 La# 2 La# 3 La# 4 La# 5 La# 6
Si 1   Si 2   Si 3   Si 4   Si 5   Si 6























Obs.: Nos exemplos acima está sendo representado um instrumento de teclas que possui 6 oitavas, mas são encontrados instrumentos com até 8 oitavas. A analogia é exatamente a mesma para essas outras oitavas.

Bom, galera, mais um post que se acaba e outro já está começando a ser preparado. Não fiquem com vergonha de comentar, perguntem à vontade, mesmo que seja alguma dúvida que achem que seja de pouca importância. Opinem, façam sugestões.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário