E aí, galera, tudo bem?
Assim como se tem a dinâmica na música, também tem-se a cinética. E, comparando à física, também está relacionada ao movimento. Ou seja, corresponde ao andamento da música, ao movimento como um todo, com suas interpretações, sentimentos e velocidade. Nesse post será abordado um pouco de como são indicados os tempos da músicas (andamento) sem colocar diretamente a indicação de batidas por minuto de uma determinada figura musical, seus aumentos graduais e indicações de expressões de sentimentos para a execução da música.
Quando não há uma indicação de tempo por figura musical, o andamento da música é representado implicitamente, através de palavras escritas abaixo ou acima do pentagrama. Abaixo tem-se uma descrição dos termos (em italiano), seus significados e suas correspondências em tempos de seminima.
Andamentos Lentos | Tempo de Seminima (bpm) |
Gravissimo | Menos de 40 |
Grave | 40 |
Largo | 44 a 48 |
Lento | 50 a 54 |
Adagio | 54 a 58 |
Larghetto | 60 a 63 |
Andamentos Moderados | Tempo de Seminima (bpm) |
Andante | 63 a 72 |
Andantino | 69 a 80 |
Sostenuto | 76 a 84 |
Commodo | 80 |
Maestoso | 88 a 92 |
Allegretto | 104 a 108 |
Animato | 120 |
Con moto | 120 |
Andamentos Rápidos | Tempo de Seminima (bpm) |
Allegro | 132 |
Vivace | 160 |
Vivo | 160 |
Presto | 184 |
Prestissimo | 208 |
Além dos andamentos, como questão de referência, existem as representações de expressões (ou de caráter), que representam o sentimento que o intérprete deveria ter originalmente ao executar a música. São elas:
Expressões | Significado |
Affetuoso | Com afeto |
Con fuoco | Com fogo |
Con brio | Com brilho |
Con spirito | Com espírito |
Sustenuto | Sustentado |
Risoluto | Decidido |
Scherzando | Brincando |
Maestoso | Majestoso |
Agitato | Agitado |
Os andamentos podem mudar bruscamente ou gradativamente. Caso mudem gradativamente podem ser escritos da seguinte maneira:
Aumento Gradativo |
accelerando ou accel. |
affretando ou affret. |
animando ou anim. |
precipitando ou prec. |
stretto |
stringendo ou string. |
Diminuição Gradativa |
allargando ou allarg. |
rallentando ou rall. |
rilasciando ou rilasc. |
ritenendo ou riten. |
ritenuto ou rit. |
stentando ou stent. |
trattenuto ou tratt. |
Quando houver o aumento ou diminuição gradativa e for necessário voltar para o tempo anterior também há algumas nomenclaturas especiais, como as que seguem abaixo:
Retorno ao tempo anterior |
a tempo |
in tempo |
comme prima |
1º tempo |
tempo primo |
Obs.: Há também algumas combinações possíveis entre as nomenclaturas dos tempos, incluindo os termos assai (muito), con moto (com movimento), ma nom troppo (mas nem tanto), molto (muito), mosso (movimentado), poco (pouco), quasi (quase) e troppo (bastante), como por exemplo allegro assai (algo como "muito rápido"), allegro poco agitato (algo como "rápido, um pouco agitado"),
etc. Estes termos são basicamente interpretativos, caso se queira seguir a
interpretação original da música. Caso se queira colocar a própria
interpretação, pode-se ignorar essas nomenclaturas, considerando-se apenas a referente ao tempo da música.
Bom, pessoal, esse post contém bastante informação para caso algum dia apareça alguma dessas nomenclaturas durante o estudo nas partituras. Desse modo, não há com o que se confundir.
Bom, pessoal, esse post contém bastante informação para caso algum dia apareça alguma dessas nomenclaturas durante o estudo nas partituras. Desse modo, não há com o que se confundir.
Até o próximo post, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário