sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

# 10 - Cinética Musical

E aí, galera, tudo bem?

Assim como se tem a dinâmica na música, também tem-se a cinética. E, comparando à física, também está relacionada ao movimento. Ou seja, corresponde ao andamento da música, ao movimento como um todo, com suas interpretações, sentimentos e velocidade. Nesse post será abordado um pouco de como são indicados os tempos da músicas (andamento) sem colocar diretamente a indicação de batidas por minuto de uma determinada figura musical, seus aumentos graduais e indicações de expressões de sentimentos para a execução da música.

Quando não há uma indicação de tempo por figura musical, o andamento da música é representado implicitamente, através de palavras escritas abaixo ou acima do pentagrama. Abaixo tem-se uma descrição dos termos (em italiano), seus significados e suas correspondências em tempos de seminima.


 Andamentos Lentos   Tempo de Seminima (bpm) 
Gravissimo Menos de 40
Grave 40
Largo 44 a 48
Lento 50 a 54
Adagio 54 a 58
Larghetto 60 a 63



 Andamentos Moderados   Tempo de Seminima (bpm) 
Andante 63 a 72
Andantino 69 a 80
Sostenuto 76 a 84
Commodo 80
Maestoso 88 a 92
Allegretto 104 a 108
Animato 120
Con moto 120



 Andamentos Rápidos   Tempo de Seminima (bpm) 
Allegro 132
Vivace 160
Vivo 160
Presto 184
Prestissimo 208



Além dos andamentos, como questão de referência, existem as representações de expressões (ou de caráter), que representam o sentimento que o intérprete deveria ter originalmente ao executar a música. São elas:


 Expressões   Significado 
Affetuoso Com afeto
Con fuoco Com fogo
Con brio Com brilho
Con spirito Com espírito
Sustenuto Sustentado
Risoluto Decidido
Scherzando Brincando
Maestoso Majestoso
Agitato Agitado


Os andamentos podem mudar bruscamente ou gradativamente. Caso mudem gradativamente podem ser escritos da seguinte maneira:


 Aumento Gradativo 
accelerando ou accel.
affretando ou affret.
animando ou anim.
precipitando ou prec.
stretto
stringendo ou string.


 Diminuição Gradativa 
allargando ou allarg.
rallentando ou rall.
rilasciando ou rilasc.
ritenendo ou riten.
ritenuto ou rit.
stentando ou stent.
trattenuto ou tratt.


Quando houver o aumento ou diminuição gradativa e for necessário voltar para o tempo anterior também há algumas nomenclaturas especiais, como as que seguem abaixo:


 Retorno ao tempo anterior 
a tempo
in tempo
comme prima
1º tempo
tempo primo


Obs.: Há também algumas combinações possíveis entre as nomenclaturas dos tempos, incluindo os termos assai (muito), con moto (com movimento), ma nom troppo (mas nem tanto), molto (muito), mosso (movimentado), poco (pouco), quasi (quase) e troppo (bastante), como por exemplo allegro assai (algo como "muito rápido"), allegro poco agitato (algo como "rápido, um pouco agitado"), etc. Estes termos são basicamente interpretativos, caso se queira seguir a interpretação original da música. Caso se queira colocar a própria interpretação, pode-se ignorar essas nomenclaturas, considerando-se apenas a referente ao tempo da música.

Bom, pessoal, esse post contém bastante informação para caso algum dia apareça alguma dessas nomenclaturas durante o estudo nas partituras. Desse modo, não há com o que se confundir.

Até o próximo post, pessoal!